7 benefícios do pompoarismo e por que praticar

Você pode ler o artigo completo, ou navegar por tópicos. Selecione o que você deseja! Neste texto você encontrará informações sobre:
Pessoa segurando um vibrador para a prática de pompoarismo.

Os benefícios do pompoarismo vão além de promover prazer no ato sexual, sendo um deles a redução dos sintomas da menopausa. 

Você provavelmente sabe da importância de realizar exercícios físicos e, por esse motivo, pode ser que exercite diferentes partes do corpo para fortalecer os músculos, como os braços, pernas e barriga. 

No entanto, não importa o exercício que você faça, provavelmente a região pélvica não é a sua prioridade. Por esse motivo, a prática do pompoarismo se torna cada vez mais comum. 

Infelizmente, nem todas as pessoas sabem quais são os benefícios do pompoarismo. Algumas outras acham que o exercício proporciona vantagens apenas quando se trata do ato sexual, o que não é verdade. 

Com origem no ioga tântrico, o pompoarismo pode ser praticado tanto por mulheres quanto por homens, e ajuda não somente a vida sexual, mas também gera outros benefícios para a saúde. 

Se você quer saber mais sobre pompoarismo e seus benefícios, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto! 

O que é pompoarismo? 

O pompoarismo nada mais é do que o nome dado a algumas técnicas e exercícios que são realizados com o objetivo de fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Essa região é composta por alguns órgãos com funções relacionadas aos sistemas urinário, digestivo e reprodutor. 

Quando se trata de mulheres, a prática do pompoarismo ajuda a fortalecer os músculos do canal vaginal, da uretra, anus, clitóris e esfíncter vaginal. Já nos homens, os exercícios ajudam a fortalecer os músculos e os ligamentos da região do esfíncter anal e pubococcígeo – entre o pênis e o ânus. 

Quem precisa fazer pompoarismo?

Tanto para mulheres quanto para homens, o fortalecimento dos músculos é muito importante para existir um bom desempenho sexual. Mas, não é somente para isso. 

Ao praticar os exercícios, o fortalecimento dos músculos é capaz de proporcionar sustentação da bexiga, órgãos reprodutores e o reto, bem como ajuda a prevenir e tratar possíveis problemas de contenção urinária e fecal. 

Portanto, os benefícios do pompoarismo definitivamente vão muito além apenas de uma questão sexual. Eles ajudam a proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas em diferentes aspectos. 

É importante deixar claro que os exercícios podem ser realizados tanto com contração livre como também com o uso de acessórios — específicos para a prática e opcionais. 

Outra questão importante é que os exercícios podem ser adaptados de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por exemplo, os acessórios podem não ser tão confortáveis para mulheres virgens ou que estão grávidas. 

O que acontece com a vagina quando faz pompoarismo?

Ao praticar a técnica de pompoarismo, os músculos da vagina são trabalhados para relaxar e contrair. Tal prática contribui para a melhora e prevenção da incontinência urinária, aumenta a lubrificação vaginal, diminui possíveis dores no ato sexual, facilita o trabalho de parto, entre diversos outros benefícios, conforme serão explicados abaixo. 

Vantagens do pompoarismo

Como você já deve ter percebido, os benefícios do pompoarismo estão relacionados não somente a vida sexual, mas a prevenção de algumas doenças. 

Porém, aqui está uma lista mais detalhada sobre os principais benefícios. Confira porque fazer pompoarismo, abaixo. 

1. Melhora na vida sexual

Embora o pompoarismo vá muito além da melhora da vida sexual, geralmente esse é o principal motivo para a técnica ser procurada. 

Muitas mulheres têm interesse nos exercícios porque o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico está diretamente associado ao aumento do desejo sexual. Além disso, como já citamos, a técnica ajuda a promover o orgasmo. 

No momento da relação sexual, as contrações dos músculos podem aumentar o prazer para as mulheres, o que melhora a vida sexual delas. 

Outro fator que contribui para que as mulheres tenham maior prazer é que, com os exercícios, ocorre uma maior circulação sanguínea na região, o que a torna mais sensível e lubrificada. 

2. Ajuda no trabalho de parto

Sim, as mulheres grávidas também podem fazer pompoarismo. No entanto, é recomendado que as gestantes iniciem os exercícios apenas depois do terceiro mês. Isso porque as contrações podem oferecer risco de aborto. 

Entretanto, depois desse período — e se tiver recomendação médica —, as gestantes podem realizar a prática dos exercícios para ocorrer o fortalecimento dos músculos da região pélvica. Isso é importante para terem um parto mais tranquilo, bem como uma melhor recuperação. 

3. Reduz os sintomas da menopausa

Se tem algo que pode ser muito frustrante para algumas mulheres são os sintomas da menopausa. Ao praticar o pompoarismo, a mulher pode obter uma melhoria na libertação, ajudando a combater o ressecamento da região vaginal, o que costuma ocorrer durante a menopausa. 

Outro sintoma muito comum é a redução da libido, já que ocorrem alterações hormonais nesse período. Com os exercícios, esse sintoma também pode ser aliviado. 

4. Melhoria do fluxo intestinal

Muitas pessoas não fazem ideia disso, mas o pompoarismo também exercita os músculos do intestino. Com isso, os exercícios ajudam a melhorar o fluxo intestinal, o que, consequentemente, é importante para reduzir a constipação. 

5. Previne a incontinência urinária

A incontinência urinária — perda involuntária da urina pela uretra — é uma condição que atinge milhares de pessoas, mas que pode ser minimizada com o pompoarismo. 

Tenha em mente que, com o passar dos anos, é comum que as pessoas percam a força dos músculos da região pélvica. Portanto, com o pompoarismo e o fortalecimento dos músculos, o problema pode ser reduzido. 

6. Redução de dor na relação sexual

Se você sente dor ao ter relações sexuais, é fundamental que procure um médico para entender o que pode estar acontecendo. 

No entanto, essa dor pode existir devido à falta de lubrificação ou por conta de certas condições, como o vaginismo — uma disfunção sexual. 

Com a lubrificação promovida pelo pompoarismo, a mulher pode se sentir mais relaxada durante a relação sexual e reduzir contrações involuntárias. 

7. Combate a flacidez genital

Outro benefício do pompoarismo que chama a atenção de muitas mulheres é o fato dele ajuda a combater a flacidez genital. 

Conforme ocorre a perda da força muscular, bem como a redução de colágeno, é normal que a região genital fique flácida. 

Portanto, assim como outros músculos do corpo, os que compõem a região genital também precisam ser exercitados e fortalecidos. 

Quem pode praticar o pompoarismo? 

No geral, todas as pessoas podem ter acesso aos benefícios do pompoarismo. Embora existam restrições ou limitações para alguns tipos de exercícios, eles podem ser adaptados para que qualquer pessoa possa realizá-los. 

Como já citamos, é recomendável que grávidas realizem os exercícios somente após o terceiro mês de gestação e com acompanhamento de fisioterapeuta especializado. Além disso, mulheres virgens ou que estão no período menstrual podem sentir incômodo em usar os acessórios — não sendo recomendados nesses casos. 

É importante deixar claro que os exercícios do pompoarismo são fáceis de serem realizados todos os dias, de acordo com a recomendação médica. 

Quanto tempo o pompoarismo tem resultado?

Praticando os exercícios durante 10 minutos todos os dias, geralmente depois de um mês já é possível identificar os benefícios do pompoarismo. No entanto, isso não é uma regra geral e pode variar de corpo para corpo. 

Como começar com o pompoarismo

Se você tinha dúvidas se deveria ou não começar a praticar os exercícios para fortalecimento da região pélvica, esperamos que o nosso conteúdo tenha te ajudado a compreender que estamos falando de uma prática muito benéfica à saúde. 

Porém, para começar os exercícios e aproveitar todos os benefícios do pompoarismo, é importante procurar por um médico ginecologista ou um fisioterapeuta especializado para saber se ele recomenda ou não que você pratique. 

Além disso, você também precisa saber mais informações sobre o assunto, por exemplo: quais são os tipos de acessórios que você pode utilizar no pompoarismo

Uma opção de acessório muito comum são as bolinhas de pompoarismo — também conhecidas como bolinhas tailandesas. Elas possuem tamanho menor que uma bola de pingue-pongue e são conectadas por um fio de silicone. 

Uma das bolas deve ser introduzida no canal vaginal e, somente com a força da musculatura, é necessário “puxar” a próxima bola — ou as outras bolas — para dentro. Depois disso, é necessário tentar o movimento contrário, tentando expelir as bolas. 

Aqui na Miess oferecemos diversas opções de bolinhas de pompoarismo e uma delas pode ser a ideal para você. Acesse nosso site e confira! 

Redação Miess

Redação Miess

Equipe de produção de conteúdo especialista em assuntos relacionados a amor, sexo, saúde, dicas para renda extra, e muito mais! Toda semana publicamos diversas novidades em nosso Blog, acompanhe!

Visite nossa loja!
POSTS RELACIONADOS
Pessoa transexual colocando espartilho em frente ao espelho.
Como usar

5 dicas de como usar espartilho

A moda vai e vem, mas algumas peças permanecem icônicas sob o imaginário popular. Um exemplo são os sensuais e femininos espartilhos, corset ou corselete,

Revender Miess é levar saúde, prazer e autoestima. É realizar seus sonhos e conquistar sucesso, ganhos e realização.

Atendimento

Para comprar ou tirar dúvidas sobre produtos e preços:

Telefone: (11) 4810-6810
Whatsapp: (11) 990120595
E-mail: sac@miess.com.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta das 8h às 18hrs e Sábados das 8h às 12h

Assine nossa newsletter

Receba promoções e novidades em primeira mão!

Junte-se a nós ♡

#TIMEMIESS

cadastre-se e receba nossas promoções e ganhe um cupom de desconto